Palestrantes convidados

🔹Lucilene Antunes – Pedagoga – Psicopedagoga
Tema: A ação protagonista da criança e do jovem na aprendizagem: projetando futuro.

🔹Grazielle de Sena Madureira – Fonoaudióloga
Tema: A atuação e contribuição da fonoaudiologia no processo de aprendizagem

🔹Juliana Mendes – Psicóloga – Neuropsicóloga
Tema: Abordagens cognitivo-comportamentais no contexto escolar

🔹Leonardo Gomes – Neurocirurgião
Tema: O cérebro na escola

Síntese das palestras:

Lucilene Antunes – Pedagoga – Psicopedagoga

A ação protagonista da criança e do jovem na aprendizagem: projetando futuro.

Qual é a relação entre a forma como o jovem lida com a aprendizagem e a construção do futuro?

Como garantir um projeto educacional, formal e informal, que possibilite o desenvolvimento de habilidades tão importantes para o mundo atual? O foco é apenas no cognitivo? E as habilidades socioemocionais? Todos aprendem da mesma forma?

Algumas provocações para repensarmos todo o processo educacional e o lugar ocupado pela criança e o jovem na construção do conhecimento.

Um convite à revisitação de conceitos e paradigmas vislumbrando práticas efetivas de educação onde sujeitos conscientes reconstroem formas de viver e de se relacionar com o mundo.

Grazielle de Sena Madureira – Fonoaudióloga

A atuação e contribuição da Fonoaudiologia no processo de aprendizagem

As dificuldades de aprendizagem podem ser entendidas como obstáculos ou barreiras encontradas por alunos durante o período de escolarização, referentes à captação ou à assimilação dos conteúdos propostos. Essas dificuldades podem ser duradouras ou passageiras, intensas ou não. Podem levar alunos ao abandono da escola, à reprovação, ao baixo rendimento, ao atraso no tempo de aprendizagem ou mesmo à necessidade de ajuda especializada. Este encontro possibilita proporcionar um diálogo acerca da atualização da Fonoaudiologia no processo de aprendizagem, almejando poder contribuir no desenvolvimento das funções cerebrais e comportamentais.

Juliana Mendes – Psicóloga – Neuropsicóloga

Abordagens cognitivo-comportamentais no contexto escolar

Nenhum conhecimento é isolado e estamos num período que é urgente e necessário utilizar todas as áreas do conhecimento para melhor compreender a relação pensamento, emoção e comportamento que fazem toda a diferença no processo de ensinar e aprender. O objetivo é promover um diálogo entre a educação, a neurociências e as abordagens cognitivo-comportamentais. A proposta é abrir um espaço para que a família, os profissionais da psicologia e da educação possam conversar e trocar experiências de um lugar comum para produzirem juntos uma prática baseada em evidências.

Leonardo Gomes – Neurocirurgião

O cérebro na escola

Análise biopedagógica do aprendizado: as bases neurológicas do conhecimento, o papel da família e da escola.

Participe

Nosso Simpósio acontecerá no dia 08/06 (sexta-feira)
A partir das 18h, no anfiteatro do Campus I da UFVJM
(Rua da Glória, 187 – Centro – Diamantina/MG)