Alunos conhecem um dos museus mais visitados do Brasil.

No dia 03 de outubro de 2015, os alunos do 9º Ano do Colégio Diamantinense, acompanhados pela vice-diretora e professora Valquíria S. Cordeiro e pelas professoras Maria José Macedo, Gracíola Rodrigues Santos  e Priscila Tibães Garcia, realizaram uma excursão ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais.

Depois de aprenderem sobre Arte Contemporânea e seus principais representantes nas aulas de Redação, ministrado pela professora Priscila, os estudantes tiveram a ideia de aprofundar seus conhecimentos visitando obras importantes de artistas da contemporaneidade, como: Rivane Neuenschwander, Adriana Varejão, Cildo Meireles, Lygia Pape e Hélio Oiticica.

O Instituto foi inaugurado em 2002 com o objetivo de abrigar a coleção de Bernardo de Melo Paz, que é considerado um dos maiores colecionadores de arte contemporânea do Brasil. Em 2006 foi aberto ao público e possui obras de artistas renomados brasileiros e estrangeiros da década de 1990 até a atualidade, sendo considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, com mais de 450 obras.