
Ansiedade na adolescência
A saúde mental é muito importante para uma vida com qualidade, especialmente na juventude, quando a pessoa está se desenvolvendo física e emocionalmente.
A ansiedade pode ser percebida de diferentes formas, como a preocupação excessiva sobre possibilidades futuras, o medo de errar e de ser rejeitado e o temor pelo que não é controlável. A pessoa ansiosa convive com diversas emoções contrastantes e intensas, principalmente quando não sabe como lidar com os sentimentos.
Por isso, é importante reconhecer os sintomas para buscar uma solução. Confira aqui alguns sinais que podem indicar que seu filho está precisando de ajuda:Dificuldade para concentrar-se nos estudos
Preocupação em excesso, autocrítica exagerada
Desconforto intenso em situações sociais, como suor, gagueira e náusea quando necessita passar por um momento de interação social.
Inquietação emocional ao ficar longe da família, parentes próximos ou amigos mais chegados.
Ações repetitivas e pensamentos intrusivos
Ao identificar algum desses sintomas, os familiares devem abordar o problema de forma natural e tomar algumas medidas para superá-lo:Diálogo: É preciso muito tato e carinho para lidar com o momento. Busque entender as causas da ansiedade e como ela está afetando o cotidiano.
Alimentação e exercícios: é importante buscar uma alimentação balanceada, para diminuir a probabilidade de transtornos alimentares ligados à ansiedade. Os exercícios físicos também são bons aliados, pois liberam substâncias como a endorfina, que auxilia no combate à ansiedade.
Ajuda profissional: Quando você perceber que o caso é mais sério, busque o mais cedo possível ajuda profissional. O tratamento deve ser feito por um profissional da área, como um psicólogo ou psiquiatra.
(Fonte: escoladainteligencia.com.br)⠀