Colégio Diamantinense

Desde 1934 formando cidadãos para o mundo

O Colégio Diamantinense foi criado em 23 de novembro de 1933, pela sociedade Anônima Ginásio Diamantinense, e começou a funcionar em 15 de março de 1934, com autorização federal, após fiscalização preliminar ocorrida em 10 de março de 1934. Seu primeiro diretor foi Cônego Raimundo de Almeida.

Em 1939, o Colégio foi encampado pela Mitra Arquidiocesana de Diamantina, conforme acordo celebrado com a sociedade Anônima Ginásio Diamantinense. A partir de então, criou-se o internato para rapazes, que atendeu a necessidade educativa de muitas famílias do interior de Minas. O internato esteve em atividade até 1970.

O primeiro curso a funcionar no Colégio Diamantinense foi o antigo ginasial, hoje, equivalente às 4 últimas séries do Ensino Fundamental. Com o Decreto nº 1917 de 17 de março de 1943, foi autorizado o funcionamento do ensino médio, já com a direção do Pe. José Pedro Costa. Em 1945, foi aprovada a Escola Técnica de Comércio sob a direção de Pe. Celso de Carvalho. O curso Técnico em Contabilidade encerrou –se em 1990.  Em 1975, para habilitação profissional, foi autorizado o curso de laboratorista de Análises Clínicas, em nível 2º grau, durante dois anos. Em 1985, sob a direção do Professor Célio Hugo Alves Pereira, foi autorizado e teve início o curso Técnico em Enfermagem que, em convênio com a CODEVALE e com a participação de diversos municípios do Vale do Jequitinhonha, formou três turmas, beneficiando, amplamente, a região.

Em 1986, começaram a funcionar as turmas de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental e pré- escolar (3ª período).

Em 2007, o colégio foi credenciado e autorizado a trabalhar com Educação Infantil. Em 2012, teve início o Maternal para crianças com 3 anos.

Em 1993, sob a direção do Pe. João Nogueira, o Colégio estabeleceu uma parceria com o Promove e, em 1º de maio de 1994, Educare-Sistema e Ação Pedagógica assinou com a Mitra Arquidiocesana um contrato de arrendamento do Colégio. Em 1996, a Educare associou-se ao grupo Pitágoras, criando a Rede Pitágoras de Ensino, com 36 escolas parceiras, entre as quais figurava o Colégio Diamantinense. Em 31 de outubro de 1997, encerrou-se o contrato de arredamento com a Educare, e o Colégio Diamantinense seguiu, autonomamente, integrado à Rede Pitágoras com a direção do professor Hermes Pimenta Werneck Machado e Malvina Maria Pimenta Werneck Machado . Ao final de 2010, a Mitra Arquidiocesana não quis mais continuar com o Colégio e a partir de 2011, a mantenedora passou a ser o Instituto Minerar de Educação e Cultura. Em 2015, o Colégio Diamantinense deixou a Rede Pitágoras e fez parceria com o Sistema de Ensino Bernolli. Atualmente, o Colégio mantém alunos desde o maternal (turmas de 3 anos) até o 3º ano do Ensino Médio, primando por uma formação completa e com qualidade para as crianças e jovens.

Equipe

Uma equipe de sucesso para acompanhar nossos alunos na vida escolar. Aqui você pode confiar.

Diálogo

Uma relação baseada nos melhores princípios para auxiliar em uma formação adequada.

Nossa Linha do Tempo

Tentamos aqui resumir em alguns tópicos

O Colégio Diamantinense foi criado em 23 de novembro de 1933 pela Sociedade Anônima Ginásio Diamantinense e começou a funcionar em 15 de março de 1934, com autorização federal, após fiscalização preliminar ocorrida em 10 de março de 1934.

Seu primeiro diretor foi o Cônego Raimundo de Almeida e Souza, e os primeiros professores foram: D. Maria das Dores Miranda e Silva e os senhores José Augusto Neves, Elbert Pimenta, José G. Jardim Brandão (Inspetor Federal), Oscar de Oliveira Lima, Dr. José Rosa de Matos, Dr. José Altimiras, Dr. Júlio Mourão, Dr. Soter Ramos Couto, Francisco Mendonça (Secretário), Gabriel de Amicis Mandacarú, Irineu Costa, Serafim Horta Balsamão e Celso Tavares Werneck Machado.

Em 1939, foi o Colégio encampado pela Mitra Arquidiocesana de Diamantina, conforme um acordo celebrado com a Sociedade Anônima Ginásio Diamantinense.

A partir de então, criou-se o internato para rapazes que atendeu a necessidade educativa de muitas famílias do interior de Minas. O Ginásio tornou-se o polo de estudos do centro-norte de Minas. O internato esteve em atividade até 1970.

O primeiro curso a funcionar no Colégio Diamantinense foi o antigo ginasial, hoje, equivalente às quatro últimas séries do ensino fundamental. Com o Decreto nº 1917, de 17 de março de 1943, foi autorizado o funcionamento do ensino médio, já com a direção do padre José Pedro Costa.

Em 1985, sob a direção do Professor Célio Hugo Alves Pereira, foi autorizado e teve início o Curso Técnico de Enfermagem que em convênio com a CODEVALE e com a participação de diversos municípios do Vale do Jequitinhonha, formou três turmas, beneficiando a região.

Em 1986, começaram a funcionar as turmas da Educação Infantil e as de primeira a quarta série do ensino fundamental.

O Colégio Diamantinense teve como entidade mantenedora a Mitra Arquidiocesana de Diamantina, com sede à Rua do Contrato, nº 104, foro nesta cidade de Diamantina até Dezembro de 2010.

A partir de 1º de Janeiro de 2011, a Entidade Mantenedora do Colégio Diamantinense passou a ser o Instituto Mineirar de Educação e Cultura – IMEC.

Início das atividades do Diamantinense Cultural

Início da parceria / implantação do sistema Bernoulli.