crianca-e-celular

👧📲👨👩👧👦Na atual conjuntura, é natural preocupação dos pais com o impacto das tecnologias digitais na vida e no desenvolvimento das crianças, uma vez que elas vivem dia e noite conectadas.

Diante disso, trouxemos aqui 5 orientações baseadas principalmente em documentos da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre como a família pode mediar o uso do celular e das telas para as crianças:
🔸Tente evitar a exposição passiva para crianças com menos de 2 anos:
Ou seja, evite colocar o celular na frente da criança para que ela fique atenta ao conteúdo e consiga comer ou pegar no sono, por exemplo, pois há estudos que mostram a semelhança no funcionamento neurológico da dependência química com a dependência de telas;
🔸Atenção ao conteúdo:
Avalie a qualidade do conteúdo que a criança assiste e faça com que ela intercale o celular e as telas com uma rotina de atividades físicas;
🔸Celular e computador no quarto:
Evite que crianças entre 0 a 10 anos usem televisão, computadores ou celulares em seus próprios quartos, principalmente sem a mediação da família ou de adultos. O uso frequente, desses aparelhos dentro do ambiente utilizado para dormir pode prejudicar as horas de sono e acarretar em outros prejuízos (na atenção e no apetite, por exemplo);
🔸Jogos digitais:
Se as crianças da sua família já pedem ou usam jogos digitais, fique atento! Segundo o Manual de Orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria: “crianças menores de 6 anos precisam ser mais protegidas da violência virtual, pois não conseguem separar a fantasia da realidade.”
🔸Incentive a prática de exercícios físicos e de brincadeiras:
Criar jogos dentro de casa, utilizando fitas adesivas no chão, jogos de tabuleiro e blocos de montar podem ser alternativas ricas para a criança não utilizar apenas jogos digitais e ainda interagir com a família.
(Fonte: escoladainteligencia.com.br)⠀