Blog

I SIMPÓSIO DE PAIS E EDUCADORES DO COLÉGIO DIAMANTINENSE

 

Objetivo

O objetivo do evento é iniciar uma reflexão sobre a importância da afetividade, da atenção e da liberdade diante de novas tecnologias e de uma educação voltada para a humanidade e as novas construções de valores sociais.

Almejamos mostrar a importância do ouvir e do olhar para construção de jovens mais seguros amparados em valores éticos, possibilitando que eles tenham autonomia e responsabilidade em suas ações.

Ansiamos, também, com a troca de saberes, a construção de estratégias e propostas de caminhos para que as famílias e educadores cheguem aos nossos jovens com maior afetividade, no intuito de reforçar a estrutura familiar e uma educação para a pluralidade.

Temas:

– Ética digital na sociedade contemporânea;

– A relação dos pais e filhos diante às metamorfoses culturais;

– As consequências do excesso de liberdade “desorientada”;

– O papel da justiça como mediador de conflitos na sociedade.

Público Alvo

Pais e educadores de Diamantina e região.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas por telefone (38)3531-3190

ou na secretaria do Colégio Diamantinense.

Agasalho ou 1kg de alimento não perecível.

Metodologia

O evento acontecerá no dia 21 (vinte e um) de Junho de 2017 no Anfiteatro do Campus I da UFVJM (Rua da Glória, nº 152) a partir das 19hs.

Cada profissional terá o tempo estimado de até 30 (trinta) minutos para explanação e ao final, 10 (dez) minutos para perguntas do público.

PROGRAMAÇÃO

18h30 às 18h50 – Credenciamento

18h50 às 19h00 – Abertura 

19h00 – Início das palestras (Detalhamento em breve)

 

PALESTRANTES

  • MARINETTE FREITAS: Pedagoga com especialização em Valores Humanos. Atuação na gestão de instituições escolares da educação infantil ao ensino médio. Formadora de equipes para docência na educação básica. Gestora de Conteúdo no Bernoulli Sistema de Ensino.

 

  • Yuri Elias Gaspar – Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Tem experiência nas áreas de Psicologia Social, Psicologia da Cultura e Tratamento e Prevenção Psicológica de orientação fenomenológico-humanista.
  • TEMA: A relação pais e filhos diante às metamorfoses culturais.

 

“Muitas vezes nos surpreendemos perplexos: que mundo é esse em que vivemos? Tudo parece mudar num ritmo acelerado, inovações tecnológicas não param de surgir e também as  relações se transformam constantemente. Como pais, é comum nos encontrarmos diante de dilemas: como dosar autoridade e afeto, liberdade e limites? Como ajudar nossos filhos a usufruir o melhor das novidades sem abrir mão dos valores que nos foram passados e continuamos querendo afirmar? Em meio a tantos desafios, algo precioso permanece e merece se tornar nosso guia na aventura que é educar: o desejo de bem pelos nossos filhos.

 

  • BENJAMIM HORTA: Benjamim Horta: Filósofo, Pedagogo, pesquisador em Psicanálise, especialista em Prevenção ao Bullying, e Educação e Direitos Humanos. Trabalhou durante 4 anos na Inglaterra desenvolvendo projetos para a melhoria de habilidades sociais de crianças e adolescentes.  É fundador da Abrace – Programas Preventivos e colaborador nas ações da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Bullying e Outras Formas Violências.

TEMA: Ética digital na sociedade contemporânea

 

“Torna-se cada vez mais perceptível, diariamente, o desenvolvimento acelerado de diversas esferas da sociedade como a ciência, a educação, a tecnologia, entre outras. Este desenvolvimento se dá, principalmente, em virtude do próprio sistema econômico vigente, que influencia direta e indiretamente nossas ações e nos regem como um todo. No entanto, na mesma velocidade em que a sociedade se desenvolve, surgem também demandas respectivas ao sujeito deste desenvolvimento: o homem. As novas tecnologias promovem profundas mudanças na maneira como agimos, pensamos e nos relacionamos, e nos desafiam a uma nova reflexão ética, a fim de obtermos um conjunto excelentes de ações que ultrapassem o ambiente virtual e reflitam em nossas relações cotidianas, promovendo bem estar e qualidade de vida.”

 

  • PAULO MÁRCIO DA SILVA: Promotor da Infância e Juventude da 3ª Promotoria de Justiça de Diamantina.

        TEMA: O papel da justiça como mediador de conflitos na sociedade.

Leave a Comment

Your email address will not be published.